Paralisia Facial
Tratamentos Cirúrgicos
Cirurgia da Paralisia Facial
(Descompressão do Nervo Facial)
A cirurgia da descompressão do nervo facial está indicada, em linhas gerais, para pacientes portadores de paralisia facial periférica sem causa definida, que não recuperam espontaneamente os movimentos da face.
Isto após avaliação por meio de exames de imagem, como a ressonância magnética, e também de exames eletrofisiológicos, que apontam processo degenerativo grave do nervo. Em muitos casos de paralisia facial periférica por fraturas do osso temporal a cirurgia do nervo facial com sua devida descompressão através de ampla abertura da mastóide pode resultar em bons resultados.
Veja também:
Este é o vídeo de uma cirurgia, portanto seu conteúdo é sensível.
Os pacientes portadores da paralisia facial periférica de Bell apresentam perda da capacidade de contrair os músculos da face do lado afetado, com grave comprometimento da rima facial. A boca entorta para o lado contralateral a lesão, ou seja, na paralisia facial periférica do lado direito a boca entorta para o lado esquerdo, e vice e versa.
Na grande maioria dos casos a paralisia facial tem uma remissão espontânea até o final de 30 dias após a sua instalação.
A Cirurgia da Descompressão do Nervo Facial para a Paralisia Facial Periférica de Bell está indicada para aqueles pacientes que não apresentam quase nenhuma melhora da sua paralisia após um razoável período de observação.
Antes da cirurgia estes pacientes são submetidos a exames de imagem (ressonância magnética e tomografia computadorizada) e exames neurofisiológicos (eletroneuromiografia), que nos fornecerão subsídios para avaliar a gravidade da lesão.